XIX JORNADAS INTERESCOLASUNIVERSIDADE NACIONAL DE ROSÁRIO18-21 SETEMBRO 2024

Caros colegas e amigos do Grupo CoPALC, convidamo-los a enviar os seus resumos de trabalhos para a mesa que coordenaremos nas próximas XIX Jornadas Interescolas (Rosário, 18-21 de setembro de 2024).

MESA 42:
Prisões, colonização penal e instituições de confinamento na América Latina. Entre os paradigmas punitivos da cultura jurisdicional e culturas estaduais (séculos XVIII-XX)

COORDENADORES
Luis Gonzalez Alvo gonzalezalvo@gmail.com
Dirceu Franco Ferreira dirceufranco@yahoo.com
Sabrina Castronuovo s.catronuovolp@gmail.com

BASE


Esta mesa de trabalho tem como objetivo reunir pesquisadores interessados na história das prisões e outras instituições de confinamento latino-americanas durante os séculos XIX e XX. Após as revoluções de independência, os jovens estados nacionais tentaram estabelecer novas formas de punição, enquanto se utilizaram de velhas formas penais, como o recrutamento forçado para fronteiras, exército e armada, o isolamento de indígenas e outros grupos em colônias penais, inovaram através da construção das primeiras penitenciárias Com o passar do tempo, os estados criaram códigos penais.

Estruturas penitenciárias e judiciais a fim de deixar para trás os paradigmas punitivos da cultura jurisdicional e lançar as bases de um modelo punitivo de cunho liberal. Compreender a construção dos sistemas prisionais latino-americanos significa dialogar sobre a complexidade e variedade desses processos.


✅ MODALIDADE PRESENCIAL
✅ CONDIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS:


Os interessados devem enviar aos coordenadores o seu resumo por correio electrónico, de acordo com as seguintes características:

  1. O tema e as abordagens problemáticas que vão ser desenvolvidas no relatório.
  2. Extensão entre 1500 e 2500 caracteres (com espaços).
  3. Título de até 200 caracteres (com espaços).
  4. Nomes completos, apelidos completos, identificação sem pontos, filiação institucional e correio electrónico dos autores, alinhados à direita (sem formato: nem sublinhado, nem bold, nem itálico, etc. ).
  5. A fonte necessária é Times New Roman, tamanho 12, interlineado de 1,5.
  6. Indique três palavras-chave.
    ✅ PRAZO PARA ENTREGA DOS RESUMOS: 31 DE OUTUBRO DE 2023
    Para mais informações, consulte o sítio: https://linktab.co/Interescuelas2024


Citer ce billet
Samuel Tracol (2023, 18 septembre). XIX JORNADAS INTERESCOLASUNIVERSIDADE NACIONAL DE ROSÁRIO18-21 SETEMBRO 2024. CoPALC. Consulté le 25 juin 2024, à l’adresse https://doi.org/10.58079/n4p0

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.